Serviços

Teste de Gravidez

O teste de gravidez, dispensado e habitualmente efetuado na farmácia, baseia-se na deteção da hormona gonadotrofina coriónica humana (hCG) na urina.

Esta hormona é libertada para a circulação materna após a implantação do embrião, o que ocorre cerca de 6-12 dias após a ovulação. No caso de suspeita de gravidez, a mulher pode ter a confirmação através da aquisição e realização do teste. Os resultados destes testes de gravidez, revelam uma exatidão de +/- 97%, sendo um teste mais adequado para o diagnóstico da gravidez em mulheres que tenham uma falta menstrual.

Geralmente os falsos negativos acontecem quando a mulher realiza o teste cedo demais. O intervalo entre o 1º dia da última menstruação, ovulação, fertilização e implantação e a produção de hCG suficiente para ser detetado pelo teste de urina é variável, principalmente se os ciclos forem irregulares. Se houver suspeita de gravidez apesar de um teste negativo, este deve ser repetido 1 semana depois.

A realização de uma ecografia precoce (nas primeiras 12 semanas) é por estes motivos de extrema importância. É a partir desta ecografia que é feita a datação correta da gravidez e determinada a data prevista do parto.

Caso se confirme a gravidez, a mulher deve consultar o médico o mais rapidamente possível, de modo a que a gestação seja acompanhada e vigiada desde o início, quer para verificar se tudo corre bem, quer para prevenir ou identificar eventuais doenças ou complicações.

Para obter informações e para tirar dúvidas sobre este tema, dirija-se à nossa farmácia.